A nova estratégia de Bolsonaro por trás das ações contra Alexandre de Moraes – BELA MEGALE, O GLOBO RJ

BOLSONARO X MORAES

A nova estratégia de Bolsonaro por trás das ações contra Alexandre de Moraes
Por Bela Megale

As ações apresentadas por Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fazem parte de uma estratégia traçada pelo entorno do presidente para que ele “fale menos e aja mais”.

O plano é que Bolsonaro troque o bate-boca e ataques públicos aos magistrados, em especial, Moraes, por manifestações na Justiça. Além dos pedidos de investigação apresentados ao Supremo e à Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro se prepara para levar as mesmas acusações contra Moraes a tribunais internacionais.

No governo não há a expectativa de que essas ações tenham efeitos práticos, mas a avaliação é que, com elas, Bolsonaro siga abastecendo sua claque e “compre menos desgaste”. O caso do deputado Daniel Silveira foi apresentado a Bolsonaro com o exemplo para estimulá-lo a brigar na Justiça e não na arena pública. A conclusão é que a edição do indulto do deputado teve efeito prático maior do que qualquer ofensa proferida pelo presidente contra os magistrados.

No STF, a investida do presidente contra o ministro foi vista como “mais um factoide criado” por Bolsonaro para desviar o foco de problemas de seu governo, como a agenda econômica negativa, incluindo inflação recorde.

A nova estratégia de Bolsonaro por trás das ações contra Alexandre de Moraes – BELA MEGALE, O GLOBO RJ
Rolar para o topo