A QUEM DEVE SERVIR A IMPRENSA? Faukecefres Savi

Revi, ainda que ligeiramente, o épico filme THE POST, em que Tom Hanks e Meryl Streep, diretor de redação e dona do veículo – THE WASHINGTON POST – curtem dúvidas sobre se deveriam ou não publicar material que prejudicaria o governo de então nos E.U.A.

Uma célebre decisão da Suprema Corte, o STF deles, por 6 a 3 reconhece que a imprensa estaria faltando ao seu papel de servir aos governados, em nome de supostos interesses nacionais.

O filme é uma aula de política, de democracia, de jornalismo e de cinema, enfim, de tudo, e vale a pena ser visto e revisto. Eu o tenho em DVD, que guardo para esse fim.

A mensagem que fica e que deveria ser talhada em lápide, merece caixa alta: A IMPRENSA DEVE SERVIR AOS GOVERNADOS E NÃO AOS GOVERNANTES.

Ao final, como se estivesse prevendo o futuro no Brasil atual de Bolsonaro ou de Trump nos EUA – ódio à imprensa – Richard Nixon ao telefone esbraveja com assessores, proibindo a entrada de jornalistas do POST na Casa Branca.

Simultaneamente, surgem os primeiros indícios da invasão à sede do Partido Democrata no célebre caso Watergate, culminando com a renúncia de Nixon.

Frase para sempre: o papel da imprensa é de servir aos governados e não aos governantes.

A QUEM DEVE SERVIR A IMPRENSA? Faukecefres Savi
Rolar para o topo