AS TRÊS PRAGAS – FAUKECEFRES SAVI

Já escrevi antes e repito agora: o Brasil está assolado por 3 pragas: 1) a pandemia: 2) a seca e os incêndios criminosos; 3) o desgoverno Bolsonaro.

Fica a pergunta que não quer calar: Bolsonaro é um idiota, um psicopata um irresponsável, ou, tem a exata medida das coisas que estão e como estão acontecendo, visando objetivos?

Para a primeira alternativa – idiotia – obrigatório supor que também nós, o povo, somos TODOS idiotas, e que aceitamos suas lamentáveis bravatas e mentiras, sem tugir nem mugir.

Como não somos – TODOS – imbecis a ponto de não ver o que está acontecendo, resta a segunda alternativa.

Então o que teríamos na presidência, vice-presidência, ministério do meio ambiente, verdadeiros CRIMINOSOS?

Sabe-se que em floresta úmida (rain forest, para os gringos), o fogo não prospera exceto se for ateado para prosperar, e quem permite que isso aconteça, ou fecha os olhos, ou faz de conta de que não vê, é o quê?

Diz-se dos crimes que são culposos ou dolosos. No primeiro caso, a culpa vem do fato de saber do possível ilícito e mesmo assim assisti-lo sem intervir ou praticá-lo, mesmo sem intenção. No segundo, doloso, é quando o agente quer aquele resultado, o dano, a morte, o fogo, e o faz deliberadamente.

Bolsonaro, Mourão, Salles: vocês sabem que pode-se enganar alguns durante algum tempo, mas não se pode enganar todos, durante todo o tempo.

E esse tempo, está em vias de se esgotar, interna e externamente, pelas reações que chegam do exterior.

Bolsonaro estará discursando de modo virtual na ONU, em nome da tradição de o Brasil proferir o discurso de abertura.

Face às três pragas que nos assolam e a indiferença de seu desgoverno, o que poderá dizer, exceto mentiras?

Falando não de modo presencial, mas virtualmente, terá a sorte de escapar das perguntas incômodas que os diplomatas presentes e cientes da situação brasileira poderiam lhe dirigir.

Para sorte dele e nosso azar, repetindo sua ausência nos debates de 2018, quando seria massacrado, pondo a nu sua incompetência, desconhecimento, inaptidão para o cargo, enfim, mostrando sua verdadeira face.

(Texto atualizado às 17,45 horas de 21/09/20)

AS TRÊS PRAGAS – FAUKECEFRES SAVI
Rolar para o topo