Brasil está fraco na guerra mundial por respiradores – GUGA CHACRA – O GLOBO, RJ

Médica atende a paciente diagnosticado com Covid-19 em hospital de São Paulo

Médica atende a paciente diagnosticado com Covid-19 em hospital de São Paulo | Edilson Dantas / Agencia O Globo

Há uma espécie de guerra mundial em andamento para os países conseguirem comprar máscaras, respiradores, testes e outros equipamentos necessários para combater a pandemia da Covid19. E o Brasil está para trás neste conflito. Outras nações emergentes também tendem a ser prejudicadas.

A equação é simples. Há uma gigantesca demanda que supera a oferta por estes equipamentos em todo o planeta. Praticamente todos são compradores e há poucos vendedores. O mais importante deles é a China.

Algumas nações, como os Estados Unidos, têm usado o poderio financeiro. Simplesmente pagam mais e cobrem as ofertas de compradores concorrentes. Outros buscam usar laços diplomáticos com a China. Há aqueles, como Israel, que utilizam seus serviços de inteligência para conseguir acesso. Por último, muitos usam estas três ferramentas.

O Brasil tem menos recursos que EUA e Reino Unido, o deputado Eduardo Bolsonaro irritou a China e nossos serviços de inteligência possuem pouco alcance global. Portanto, infelizmente, os brasileiros estarão atrás de muitos países nesta guerra.


Brasil está fraco na guerra mundial por respiradores – GUGA CHACRA – O GLOBO, RJ
Rolar para o topo