O AMIGO BOZO – RUY CASTRO – FOLHA DE SP

Bolsonaro saliva para Trump e recebe bofetadas em troca

Donald Trump, quando quer insultar seu desafeto Jeff Bezos, dono da Amazon e do jornal The Washington Post, chama-o de Jeff Bozo. Comparar alguém ao famoso palhaço da televisão americana parece ser a suprema ofensa. Não por acaso, é assim também que multidões de brasileiros se referem, sem cerimônia, a um amigo de Trump: Jair Bolsonaro —o Bozo.

Mas será Trump tão amigo assim de Bolsonaro? Esta semana, Trump aplicou em Bolsonaro e, consequentemente, no Brasil, mais uma bofetada na área econômica. Em nova medida protecionista dos interesses americanos, sobretaxou o aço brasileiro em 25%. Outras medidas recentes de Trump incluíram a manutenção do embargo da carne bovina brasileira nos EUA e não estar nem aí para a sonhada candidatura do Brasil à OCDE. Preferiu apoiar a candidatura da Argentina. 

Não adiantou também Bolsonaro importar oceanos do etanol de Trump para lhe vender açúcar —Trump não comprou. E foi olímpica a indiferença com que Trump recebeu de Bolsonaro a eliminação da exigência de visto para os americanos que queiram vir ao Brasil.

Embora Bolsonaro se diga íntimo de Trump e com livre entrada na Casa Branca, é possível que Trump só consiga identificá-lo entre dezenas de governantes do 2º time quando brifado por seu assessor em América Latina —região esta que, para Trump, se resume ao México e, talvez, por causa do petróleo, à Venezuela. Quanto a Bolsonaro transitar pela Casa Branca, só se juntando a uma excursão de turistas. 

Bolsonaro não ganhará nada em continuar salivando à simples menção do nome Trump. Sempre que necessário, Trump ignorará essa sabujice explícita e botará Bolsonaro simbolicamente em seu devido lugar, amarrado à casinha no quintal. E não é impossível que, ao ouvir do assessor o nome Bolsonaro, o próprio Trump —se se lembrar dele—  também o chame de Bozo.

O palhaço Bozo em cena de seu programa de TV – Divulgação/SBT

Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.

  • COMPARTILHAMENTO ESPECIALCOMPARTILHAMENTO ESPECIALAssinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da FolhaAssinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da FolhaAssinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da FolhaASSINEouFAÇA LOGIN
  • 17
O AMIGO BOZO – RUY CASTRO – FOLHA DE SP
Rolar para o topo