PEQUENA AMOSTRA DE FRASES SOBRE PELÉ, 80 – JUCA KFOURI, FOLHA

Pequena amostra de frases sobre Pelé, 80
Rei do Futebol faz aniversário na sexta-feira (23)

Pesquise no Google: frases sobre Pelé. O que segue é só uma pequena amostra.

“Se Pelé não tivesse nascido gente, teria nascido bola”(Armando Nogueira, jornalista).

“Pelé é um dos poucos craques que contrariaram minha tese. Em vez de 15 minutos de fama, terá 15 séculos” (Andy Warhol, artista americano criador da Pop Art).

“Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada. Na cabeça de Pelé passa um longa metragem” (Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol).

“Pelé não é um rei por hereditariedade. Seu reinado não é de força nem de leis. Não foi eleito nem designado, mas reconhecido como monarca dessa democracia ideal e universal que constitui o futebol” (France Football).

“Qual a diferença entre mim e Pelé? É simples. Eu fui craque e ele, gênio” (Leônidas da Silva, um dos primeiros a ser comparado a Pelé).

“No momento que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia” (Pier Paolo Pasolini, cineasta italiano).

“Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica” (Johan Cruyff, holandês genial).

“Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo” (Sigge Parling, sueco que o marcou na final da Copa de 1958).

“Eu pensei: ‘Ele é feito de carne e osso, como eu.’ Eu me enganei” (Tarciso Burnigch, italiano que o marcou na final da Copa de 1970).

“Subimos juntos, fora do tempo, para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão, olhei pra cima, perplexo. Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando a bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse” (Giacinto Fachetti, italiano que também o marcou na final Copa de 1970).

“O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo” (Ferenc Puskas , húngaro genial).

“Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio” (Tostão, companheiro na Copa de 70).

“Senti medo, um terrível medo quando vi aqueles olhos. Pareciam olhos de um animal selvagem, olhos que soltavam fogo” (Wolfgang Overath, craque alemão).

“Maradona só será um novo Pelé quando ele ganhar três Copas do Mundo e marcar mais de mil gols” (Cesar Luis Menotti, técnico campeão mundial pela Argentina em 1978).

“O difícil, o extraordinário não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé” (Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro).

“Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós” (Costa Pereira, goleiro do Benfica, depois do 5 a 2 na final do Mundial de clubes em 1962).


“Às vezes fico com a sensação de que o futebol foi inventado para esse jogador fantástico” (Sir Bobby Charlton, inglês genial).

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível. Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente” (Roberto Rivellino, companheiro na Copa de 1970).

“Quando o Pelé chegou ao Santos, falaram que seria o melhor jogador do Brasil. Erraram, foi do mundo” (Pepe, companheiro no Santos).

“Como se soletra Pelé? G-O-D!” (The Sunday Times, jornal inglês).

Pelé não é eterno. Eterno é ser Pelé.

Juca Kfouri
Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

PEQUENA AMOSTRA DE FRASES SOBRE PELÉ, 80 – JUCA KFOURI, FOLHA
Rolar para o topo