POR QUE, BOLSONARO? – TABATA AMARAL, FOLHA

Por que, Bolsonaro?
Esperamos que a CPI da Covid nos traga as muitas respostas que o senhor nos deve

Presidente, por que o senhor não começou a agir assim que viu as filas de caixões na Itália? Por que criou uma falsa dicotomia entre saúde e economia, quando, na verdade, o senhor nos deixou sem leitos e sem empregos? Por que, mesmo com Jacinda Ardern, Angela Merkel e Tsai Ing-wen como modelos, o senhor decidiu imitar Trump, líder do país responsável pelo maior número de mortes por Covid-19?

Por que o governo com recorde de Medidas Provisórias não publicou uma quando o comércio começou a fechar e milhões de famílias precisavam de um auxílio? Por que os membros da sua equipe que trabalharam para combater o vírus foram demitidos enquanto quem desprezou a ciência foi promovido? Por que o senhor segue repetindo que o STF lhe impediu de agir contra a Covid quando todos sabemos que isso nunca foi verdade?

Bolsonaro, por que o senhor desistiu de salvar vidas antes mesmo de tentar? Por que faltaram respiradores, leitos, máscaras, luvas, kit intubação, seringas e agulhas, mas o Brasil virou uma potência de cloroquina, a ponto de municípios terem estoque suficiente para 100 anos de uso de um medicamento ineficaz contra o coronavírus? Por que o senhor não ouviu o pedido de ajuda do Amazonas quando faltou oxigênio? Por que 6,8 milhões de testes prestes a vencer ficaram parados em um armazém em Guarulhos?

Por que o senhor tentou esconder os dados da pandemia? Por que enviou uma comitiva a Israel em busca de um suposto medicamento milagroso, mas nunca priorizou em seu governo a procura por imunizantes? Por que a Pfizer ficou sem resposta quando ofereceu 70 milhões de doses da vacina? Por que o senhor comemorou a morte de um brasileiro que cometeu suicídio?

Presidente, por que o senhor não moveu um dedo para proteger os povos indígenas? Por que trabalha tanto para impedir que os alunos mais vulneráveis tenham acesso à internet e equipamentos? Por que o senhor continua dizendo que não há dinheiro para um auxílio digno, mas apoia a utilização de bilhões de reais do Orçamento para bancar o toma lá, dá cá?

A omissão, o caos econômico e social, o morticínio de milhares, o sofrimento de milhões: foi intencional ou pura incompetência? Como diz a sabedoria popular, quem não deve, não teme. Eu e toda a população esperamos que a CPI da Covid nos traga respostas a essas e muitas outras perguntas. Pois, o senhor, Bolsonaro, nos deve explicações.

POR QUE, BOLSONARO? – TABATA AMARAL, FOLHA
Rolar para o topo