QUEM É ANDRÉ JANONES E ATÉ ONDE PODE INFLUIR NA ELEIÇÃO – UOL

Novato na corrida presidencial, o deputado federal André Janones (Avante) ganhou lugar sob os holofotes nos últimos dias. Com 1% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, aproximou-se do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a disputa eleitoral. Publicamente, trocaram mensagens nas redes sociais. Nos bastidores, costuram um acordo que deve ser anunciado amanhã (4), segundo o colunista do UOL Kennedy Alencar.

Janones estaria disposto a abrir mão de sua candidatura, desde que Lula incorpore suas sugestões no programa de governo de sua coligação. A campanha do ex-presidente trabalha para tentar ganhar no primeiro turno —para isso, Lula teria que ter um voto a mais que a soma dos demais candidatos. Se os eleitores de Janones migrarem para o petista, ele tem mais chances de não precisar do segundo turno.

“O entendimento é que há espaço para o diálogo, para o entendimento e para uma ampla e construtiva convergência programática em temas fundamentais para a reconstrução do Brasil”, diz texto enviado pela equipe de Lula.

De onde veio André Janones? Mineiro de Ituiutaba —município com cerca de 105 mil habitantes, segundo o IBGE—, Janones é advogado, tem escritório próprio e lançou-se à disputa eleitoral pela primeira vez em 2016, como candidato à prefeitura de sua cidade natal. Ficou em segundo lugar, com 13.759 votos.

Além do Avante, já foi filiado ao PT (2003-2012) e ao PSC (2012-2018). Ao comentar sua saída do PT, acusou o Partido dos Trabalhadores de ser uma “seita”.

Em 2018, durante a greve dos caminhoneiros no Brasil, Janones usou as redes sociais para se mostrar presente nas discussões e ficou conhecido após participar frequentemente de lives. Colheu os louros na eleição daquele ano, sendo eleito deputado federal por Minas Gerais, com 178.660 votos. Neste ano, foi lançado pré-candidato à Presidência pelo Avante.

“Ele é jovem [tem 38 anos] e de maneira muito esperta surfou na onda das redes sociais”, diz Eduardo Grin, cientista político da FGV. “A candidatura dele busca dialogar de maneira simples com o eleitorado.”

Hoje, o Facebook é sua rede social com mais seguidores: 8 milhões —fica atrás do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 14 milhões, mas à frente de Lula, que soma 4,9 milhões. No Instagram, o deputado mineiro tem 2 milhões de seguidores e no Twitter, 149 mil.

Quais são as propostas de Janones? Ao UOL News, Janones disse que iria apresentar “cinco ou seis” propostas ao petista. Entre elas, a inclusão de novos beneficiários no programa Auxílio Emergencial, a manutenção do valor mensal de R$ 600 e mais investimentos e políticas públicas para saúde mental.

O candidato do Avante afirma que tem sugestões nas áreas econômica e social.

O que Lula e Janones conversaram? Em 29 de julho, Janones sinalizou diálogo com Lula no Twitter. Disse que foi bloqueado por Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) não quis encontrá-lo e Simone Tebet (MDB) o ignorou. Outros partidos negaram as informações do tuíte, mas o ex-presidente se manteve aberto à aproximação.

Publicamente, os dois não deram detalhes do que negociam. Mas já ocorreram telefonemas e a equipe do petista confirma as tratativas.

Para o colunista do UOL José Roberto Toledo, Janones sabia que não tinha chances, conseguiu se valorizar e tornou-se ministeriável.

QUEM É ANDRÉ JANONES E ATÉ ONDE PODE INFLUIR NA ELEIÇÃO – UOL
Rolar para o topo