TRUMP ERA UM TIGRE DE PAPEL – GUGA CHACRA, O GLOBO

TIGRE DE PAPEL

Caem três mitos sobre Trump em uma semana

Por Guga Chacra05/10/2020 • 19:21

Três mitos sobre Donald Trump foram desmistificados nos últimos dias – o de ser um grande homem de negócios, um talentoso debatedor e um ser humano com genes superiores que o tornariam imune à infecção pela Covid-19. Era um tigre de papel.Trump: livro revela que presidente dos EUA sabia do risco da Covid-19Trump: livro revela que presidente dos EUA sabia do risco da Covid-19 | Reuters

As declarações de imposto de renda de Trump demonstraram não apenas que, além de não ter pago nada em 10 dos últimos 15 anos, pagou apenas US$ 750 no ano de sua eleição e outros US$ 750 em seu primeiro ano de mandato. Mais grave, quase todos os seus negócios perdem dinheiro. Seu único caso de sucesso foi como apresentador do programa O Aprendiz, onde se colocava falsamente como um grande empreendedor. Basicamente, como empresário, o atual presidente americano pode ser classificado como um fracasso e uma fraude.

No debate, o desempenho de Trump talvez tenha sido um dos mais horrendos da história americana. Agressivo, descontrolado e mal educado. Interrompeu seu adversário Joe Biden e o mediador Chris Wallace 120 vezes em apenas uma hora e meia. Em determinado momento, não teve a capacidade de condenar organizações supremacistas brancas.Donald Trump e Joe Biden se interromperam várias vezes ao longo do primeiro debate presidencialDonald Trump e Joe Biden se interromperam várias vezes ao longo do primeiro debate presidencial | Jim WATSON / AFP

Para completar, neste mesmo debate, Trump ironizou seu adversário e pessoas que usam máscara. Sempre adotou uma postura negacionista em relação à Covid19. Na convenção republicana, discursou para um público sem distanciamento social. Fez comício para milhares de pessoas aglomeradas. No fim, assim como inúmeros integrantes de seu governo, acabou infectado. Ainda está doente e seu estado em determinado chegou a ser preocupante.

O problema é que Trump insiste nestes mitos. No caso da pandemia, já escreveu no Twitter nesta segunda que as pessoas não precisam ter medo da Covid19, apesar de 210 mil americano terem morrido em decorrência da doença. E, no domingo, colocou em risco os seus agentes de segurança ao querer dar uma volta de carro ao redor do hospital.

Na verdade, Trump nunca foi um grande homem de negócios, um grande debatedor ou imune a doenças. É um picareta em seus negócios, um fanfarrão em debates e um negacionista em questões científicas.

TRUMP ERA UM TIGRE DE PAPEL – GUGA CHACRA, O GLOBO
Rolar para o topo